PHP vs NODE – na prática



Fala pessoal, sejam muito bem-vindos a mais um vídeo aqui canal. Depois de pesquisar bastante sobre esse assunto “bem polêmico”, resolvi fazer um vídeo com testes na prática sobre a velocidade do PHP em comparação ao NODEJS, espero que gostem!

Navegação
00:00 Introdução
00:40 Curiosidades
03:56 Testes na prática
12:17 Testes de CPU
14:51 Conclusão

▸ Meu Instagram
https://www.instagram.com/rodrigo_coding/

▸ GitHub
https://github.com/rodrigoKulb

▸ Discord do Canal
https://discord.gg/P3UNQ3E

▸ Website
http://rodrigo-kulb.com.br/

▸ 45% de desconto na Hospedagem HostGator
https://www.hostgator.com.br/38471-77-3-32.html

45 thoughts on “PHP vs NODE – na prática

  1. Acho que sempre o PHP se sairá melhor, até por que 78% da Net está em PHP, é quase impossível o PHP morrer, isso não entra no caso, mas resumindo.. PHP vale muitoo, acho que melhor que Node.

  2. interessante o teste, mas seria bom com as ultimas versões do PHP 7.4 no caso e do node 15, lembrando que o PHP 8 está prestes a sair e promete melhorias consideráveis em cálculos matemáticos e outros aspectos. Por mais interessante que seja o teste apenas essa baliza não justifica usar uma tecnologia ou outra.

  3. Fala pessoal gostaria de fazer uma correção no teste 03 (Escrevendo em arquivos) e no teste 05 (Cadastro MySQL linha) conforme levantado pelo @Dias de Dev nos comentários abaixo. O teste do node rodou do forma assíncrona, então não poderia ser comparado com o PHP refiz os testes "Simulando" o node do forma síncrona, tivemos os seguintes resultados:

    01 – (NODE) 5.856 vs 3.057 (PHP⭐)
    02 – (NODE⭐) 4 vs 12 (PHP)
    03 – (NODE) 5.204 vs 1.253 (PHP⭐) resultado atualizado
    04 – (NODE⭐) 21 vs 328 (PHP)
    05 – (NODE⭐) 5.071 vs 5.364 (PHP) resultado atualizado
    06 – (NODE) 3 vs 2 (PHP⭐)

    Tivemos um empate galera! NODE 3 x 3 PHP

    Vou criar um vídeo para explicar o que aconteceu!

  4. Interessante benchmark, mas enviesado.
    Rsrs
    Tanto a escrita em arquivos quanto o acesso a banco foi feito de forma assíncrona no node e síncrona no PHP. Não é a mesma lógica. Não são comparáveis.
    E o PHP pode ser single threaded. Todos os exemplos que você rodou foram executados em uma única thread. Você disse que a inserção rolou em múltiplas threads. Não foi o caso não. Quem gerenciaria múltiplas threads do PHP seria o fpm. Você está no console. Era só usar um cliente MySQL assíncrono, como vc fez no node. 😉

  5. Muito bom a forma de como faz seus vídeos Rodrigo.. alguém conhece grupo que eu possa membrar sou iniciante nesta área e pelo pouco que observei é imensamente admirável .. obg por quem puder ajudar

Leave a Reply

Your email address will not be published.